A Prefeitura de Balneário Gaivota, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou a 8ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo profissionais, usuários e representantes da sociedade civil para debater propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A abertura do evento contou com a participação, secretaria anfitriã Daiane Biff, que destacou a importância da conferência como um espaço democrático de escuta, diálogo e construção coletiva. Em sua fala, ressaltou o compromisso da gestão municipal com a qualificação dos serviços de saúde e com a participação popular na definição das políticas públicas.
Com o tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil", a programação teve como palestrante a professora Dra. Melissa Negro Dellacqua, diretora-geral do Campus da UFSC Araranguá, que conduziu uma reflexão sobre os desafios e perspectivas do SUS, reforçando a importância da democracia, do financiamento adequado e da garantia do direito universal à saúde.
Ao longo da conferência, os participantes debateram propostas nos quatro eixos temáticos da etapa nacional, contribuindo com sugestões para o fortalecimento da saúde pública. Também foram eleitos os delegados que representarão Balneário Gaivota na etapa estadual da conferência.
O encontro reafirmou o compromisso do município com a gestão participativa e o fortalecimento do controle social, reconhecendo que a construção de um SUS mais eficiente, humanizado e acessível depende do envolvimento de toda a sociedade.